quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"Fruta Pão"

A fruta pão é um alimento muito saboroso e nutritivo, também bastante versátil, que podemos preparar nhoque, pães, bolos, tortas salgadas e é muito saboroso cozido  com água e pouco sal e depois por manteiga, acompanha um bom café sem precisar de mais nada.

"De origem polêmica, a fruta-pão foi introduzida no continente americano com o intuito de alimentar os escravos. Segundo algumas versões, esta fruteira seria originária principalmente das ilhas de Java e Sumatra, segundo outros pesquisadores, ela seria originária da Malásia, de onde teria sido levada para a Polinésia, e se difundida pelo mundo. Conhecida pelo nome científico de Artocarpus altilis (Park) Fosberg, ou Artocarpus incisa, denominação usada por antigos pesquisadores, a fruta-pão pertence à família das moráceas, que é a mesma da jaca." (Fonte: www. frutiferas.com.br)

 Em todas as línguas sua denominação popular é idêntica. Na Polinésia seu cultivo tem extraordinário valor, a ponto de se admitir que certas tribos não poderiam sobreviver sem tal árvore. É muito rica em hidratos de carbono, vitaminas do complexo B, ácido ascórbico (Vitamina C), cálcio, fósforo e ferro, daí se constituir na base alimentar dos povos de várias ilhas do Pacífico. Sua introdução no Brasil também se constitui numa polêmica. De acordo com uma das versões, a planta teria sido introduzida provavelmente no início do século XIX, com a vinda de D. João VI, pois a corte portuguesa foi responsável pela introdução de plantas de valor econômico no país.

Trago aquí esta fruta a fim de apresentar as amigas e amigos que não as conhece, digo prá voces é muito boa mesmo e na minha infância me lembro da minha mãe fazendo "Vatapá de fruta pão com camarões seco"  ou purê com carne seca refogada e desfiada, era maravilhoso, quero até voltar a fazer estas receitas que a mamãe nos mimava com pratos deliciosos! (Muita saudade eu tenho gente)



Aqui é só cortar cada metade em tres fatias e retirar o milo e por na panela com água e um pouquinho de sal e cozinha muito rápido, até em menor tempo que a batata e também é mais macia e saborosa.



Ela é do tamanho de um melão, essa  tinha 20 cm. de diâmetro, mas tem maiores. Também tem que consumir devez  pois se madurecer amolece e fica doce e só presta para bolo e pães.

Gente assim que eu achar na feira para comprar, farei uma bela receita prá voces verem.


 

14 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar dessa fruta, mas nunca tinha visto imagens.
    Obrigada pela partilha!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga: não páras de me surpreender com estas frutas tão exóticas e que desconhecia ( só tinha ouvido falar dela na Bíblia).Adorei e obrigada por toda a simpatia que demonstras sempre.
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Nao conhecia esta fruta. É sempre bom aprender mais.
    Obrigado pela partilha.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina, esta fruta para mim é uma novidade, eu não conhecia, obrigada pelas informações!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  5. Una entrada muy buena, no conozco esta fruta gracias por ponernos al día en otros productos tan diferentes de los que habitualmente estamos acostumbrados.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia e achei muito interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conheço, mas parece-me muito bom.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Nina, eu tb não conhecia, acho que aqui no Rj n/ conhecemos muitas frutas.
    Eu conheci sapoti e ingá, na casa de uns vizinhos nordestinos
    que plantaram quando vieram p/o RJ, mas quando pergunto se alguém conhece a resposta é sempre a mesma "NÃO". Que pena né?

    Quanto as empadinhas amiga, faço dúzias p/ vc kkkkkkk

    Bjsssssssss querida.

    ResponderExcluir
  9. Querida Nina,
    já ouvi falar nesta fruta mas não a conhecia,
    parece ser uma delícia!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  10. Nina acho uma delicia a fruta pão, eu a conheço tambem como jaca, será a mesma? Acho deliciosa e vou ficar aguardando a receita que vc vai trazer. Bjocas miga

    ResponderExcluir
  11. Это необычный фрукт для нашей страны.Спасибо за информацию!

    ResponderExcluir
  12. Oi Nina!
    Que interessante! Não conhecia essa fruta!
    Beijinhos e ótima noite!

    ResponderExcluir
  13. Sou louca por fruta pão desde muito pequena. Ela é deliciosa! E já a comi em um tagine marroquino. Experimentem, ela é sensacional!

    ResponderExcluir
  14. Essa fruta pão que comi hoje não tem o mesmo sabor daquela que comi na casa da minha amiga, não gostei do sabor, a que minha amiga me deu parecia uma raiz como mandioca. Essa aqui da foto deste blog eu não conhecia. Comi e não gostei.

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!