Enfim esta semana fiz o tão esperado meninico, que aquí muitos me cobravam. Também comeram prá valer, agora só o proximo ano para me pedirem comidas exóticas. Como dizem eles, comeram prá laber os beiços, agora não tem mais do que reclamar.
Dois meninicos completos + 800 g. de charque dessalgada + 200 g. de toucinho de barriga + 300 g. de costela de porco salgada (e dessalgada) + 2 cebolas + 6 dentes de alho + pimenta do reino + colorau + 3 folhas de louro + 1 maço de cebolinha verde + 6 ramos de coentro + 4 ramos de hortelã+ 2 colheres de sopa de extrato de tomates. Separe também várias verduras e tuberculos do seu gosto para depois agregar a panela.
Abobóra + Aipim + quiabos + giló + bananas da terra + repolho + cenouras + couve e mais o que quizer.
Comece dessalgando o charque, a costela e toucinho de barriga. Bote de molho e ainda escalde com água bem fervendo. Pegue o meninico e trate e lave-os bem esfregabdo limão. Depois faça amarradinhos com um pedaço de cada parte do meninico. Depois machuque um tempêro com pouco sal e alho, cebola e os temperos verdes e ponha os amarradinhos dentro. Agora leve uma panela a esquentar e ponha as carnes salgadas para refogar até ficar fritinha e ponha os amarradinhos de meninico junto para refogar também até ficar bem dourados e ponha agua fervente para ir cozinhado até ficar macio. Depois de bem macio agregue cada verdura e legumes e depois de pronto retire todas as carnes e verduras e faça um pirão do caldo. Agora reze prá não comer demais!!!
Mas que bom aspeto,Nina. Parece o nosso cozido à portuguesa. Deve ser uma delícia.
ResponderExcluirBj
Márcia
Nina querida não sei o que é Meninico, aliás que nome bonitinho, achei uma graça rsrsrs, porém esse seu cozido me deu água na boca, adoro os legumes que levam a receita e carne seca é uma delicia né? Ficou um lindo e colorido prato. Adorei. Bjocas
ResponderExcluirApesar de não saber o que é meninico ,adorei o aspecto deve ser uma delicia.
ResponderExcluirbjs
Que cozido delicioso.
ResponderExcluirApesar de nao saber o que é meninico gostei muito.
Bjs
oi Nina,ficou muito bonito o seu prato mas esse meninico eu não conheço bjs Rosinha
ResponderExcluirOi amiga, que delícia de prato.
ResponderExcluirMaravilhoso...
Parabéns pelo mimo da netinha emprestada, muito lindinho e com certeza vc vai curtir muito.
Ah! Voltei p/ deixar bjssssssssssss
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkk
OI NINA, OBRIGADA PELA VISITINHA E PELO COMENTÁRIO, ESSE CARNEIRO TA DEMAIS, BJS.
ResponderExcluirMe gusta el aspecto de este plato…… ha quedado muy bien y seguro que el sabor es genial.
ResponderExcluirYo probarlo lo pruebo todo, eso si hay cosas que cuando me pongo a hacerlas no puedeo. Yo me quedo con las chuletas, lo demás os lo dejo a los otros.
ResponderExcluirBesicos,
Olá Nina,
ResponderExcluirNão conhecia este prato mas é muito parecido ao cozido cá da minha terra. A minha avó fazia com a carne da salgadeira, toucinho, barriga, lombo, pernil e chouriço de porco mas na Páscoa era tradicional usar borrego. Uma delícia como o seu. Deus, que saudades. Obrigada amiga.
Nina fiquei com água na boca só de olhar, e que nome gracioso é meninico!
ResponderExcluirParabéns pela receita!!
bjs
Amiga, este prato parece um valente cozido à portuguesa!!! Acredito que os seus amigos tenham ficado verdadeiramente satisfeitos!
ResponderExcluirbeijos
minha amiga que delicia eu adorooo carne de carneiro e o seu esta maravilhoso ..amei bjokas
ResponderExcluirobrigada a muito eu estava procurando esta receita!!! beijos
ResponderExcluirSou mineiro mas aprecio muito a culinária baiana. Tenho um amigo baiano que todas as vezes que vai a Bahia traz o tal MININICO DE CARNEIRO. Confesso que é uma das melhores iguarias que ja comi. Pena que não se acha por aqui para comprar. Ja procurei em São Paulo mas ainda não achei. Se alguém souber por favor me informe. luizpirep4@gmail.com. grato.
ResponderExcluir