domingo, 4 de novembro de 2012

"Mousse de Pitanga"

Esta fruta é das mais exoticas Brasileiras, pois é ácida e de sabor único. Fiz esta mousse a fim de mostrar as amigas Estrangeiras;  também as que moram em outros Estados e não tenham acesso em suas regiões, Por ser também uma fruta  de época, pois não florece o ano inteiro, só em setembro, outubro e novembro. Carrega bastante e é uma fruta tão pequena e tão saborosa. Ela fica muito boa em licores, roska, mousses, geleias, sorvetes, e também pode ser degusta ao natural, e com um sabor inconfundivel! Aquí, lhes apresento a mousse da fruta Pitanga, bastante refrescante e saborosa





Aquí eu coloquei para mim, duas fatias bem generosa, que sou bastante gulosa...... e ainda não haviam muitos para  partilhar comigo, só tinham mais duas pessoas, então tinha que comer sem miséria mesmo rs rs rs........
 
 
 



Aquí  eu tinha acabado de despejar, ele e passei um papel filme p/ levar ao refrigerador.
 


Aquí lhes apresento: A rainha do pomar, Dona Pitanga, dentre as miúdas a mais exuberante!


Ingredientes e preparo:

 Para preparar preciso espremer entre os dedos a pitanga para retirar os caroços (que é bem pequeno como um grão de soja)  Voce mede um prato de frutas que depois de espremido rende 2 e 1/2  xícaras das de chá. Agora bata essa polpa no liquidificador com 1 lata de leite condensado + 1 de creme de leite + 1/2 de açúcar  e 1 sachê de gelatina diluída em 50 ml. de água quente e bata tudo muito bem até emulsificar.  Despeje em um vasilhame de sua preferencia, leve para gelar até ficar com boa consistencia.

Pode servir com algum tipo de calda. Eu servi com creme de frutas vermelhas que se chama Crema  Balsamico ai Frutti di Bosco.

Obs: Como eu tenho uma grande quantidade de frutas, vou congelar para fazer uma mousse em dezembro, só não vão ficar perfeitas para enfeitar  o prato.







 

29 comentários:

  1. Que delicia Nina, tiene que estar buenisima la mousse. Un beso :)

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Nina, eu aqui já colhi muitas pitangas este ano, mas acabei não fazendo nada, comemos ao natural que é uma delicia, elas estavam doce como mel.
    Eu nunca fiz mousse de pitanga, mas pelo visual da cor deve ficar deliciosa!
    Uma ótima semana, bjs Oslaine.

    ResponderExcluir
  3. nunca coi pitanga... mas parecem boas.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Nina, parece muito boa a pitanga! Tenho um sabonete de pitanga do Boticário que cheira maravilhosamente! Bela mousse e belas fatias ;)
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderExcluir
  5. oi minha querida tudo bem eu adoro pitanga mas não acho facil aqui em são paulo e suia sobremesa esta divina ..amei viu minha linda bjokas doces

    ResponderExcluir
  6. Olha só minha amiga, adoro pitanga, minha vó tinha 3 pitangueiras no quintal dela, e vivia eu e meus primos saboreando essas delicias, porém nunca provei mousse de pitanga e nunca tive a brilhante idéia de fazer uma mousse delas. Que delicia que deve ter ficado e que cor maravilhosa que ela fica né? Mais uma receita aprovada e anotada. Hoje vc me deixou com água na boca viu? Hehehe,
    bjos miga uma linda e abençoada semana

    ResponderExcluir
  7. Hola Nina, gracias por enseñarnos otra fruta de tu país y por compartir una receta tan deliciosa.
    Nina tienes en el blog un traductor automático y es muy malo traduciendo al español, ha este fruto lo llama cereza incluso utiliza la palabra en ingles "cherry" y por o que tu explicas eso no es una cereza.
    Un besiño amiga y buena semana

    ResponderExcluir
  8. Nina, adorei a receita, que diferente usando pitanga fruta que adoro mas consumo pouco.
    Boa semana bjs

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga querida, adorei a sugestão e a receitinha dessa mousse. Nunca comi mousse de pitanga, mas fiquei muito curiosa.

    Conheço pitanga e vc tem razão, é uma frutinha linda, parece artificial de tão bonitinha.

    Bjsssssssss querida e uma semana linda e abençoada.

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha de sugestão!
    Tem uma cor linda.

    ResponderExcluir
  11. Que mousse linda e deve ser uma delícia
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá minha querida,
    ficou chique demais, a cor ficou linda e o aspecto delicioso!
    Pitanga é uma frutinha super saborosa, eu amooooo!

    Tenha uma semana repleta de bençãos!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  13. Nunca comi mousse de pitanga.
    Quando vejo pitanga lembro da minha avó, que já faleceu há 20 anos. A entrada da casa dela tinha uma cerca feita de pé de pitanga. Era praxe eu passar por lá e ficar tirando uma pitanga do pé para comer.
    Obrigada pelas palavras lindas que vc. deixou no meu post de hoje (aniversario da minha mãe).
    Boa semana, querida. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nunca provei tal maravilha, mas amiga esta mousse tem um aspecto óptimo!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  15. AMOOOO pitangas, estou planejando plantar um pé na minha casa, mas daquelas híbridas pq não pode crescer muito.
    Pitanga lembra minha infancia, na minha avó tinha um pé.
    Lindo mousse.
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderExcluir
  16. Oi Nina, sabe que eu nunca provei pitangas, mas morro de vontade.
    Essa mousse me deixou mais curiosa ainda em prová-las.Ficou deliciosa.Beijos querida, tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
  17. Adoro pitangas e nunca pensei em fazer uma mousse. Vejo que perdi tempo, pois a sua ficou deliciosa.
    Bj e ótima semana,
    Llylia

    ResponderExcluir
  18. Olá Nina: sempre simpática e generosa nas tuas partilhas tão interessantes. Adorei conhecer este fruto tão bonito ( parece uma abóbora em miniatura). A mousse ficou com uma cor lindíssima,só tenho pena de não poder provar .
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  19. Nina que mousse linda...fiquei curiosa para experimentar...deve ser muito saborosa!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  20. Adorei! E esse fruto deve ser uma delicia. Pena não existir em Portugal. Vocês têm uma sorte! Adoro frutos exóticos. ;)

    Beijinhos boa semana.

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  21. Querida Nina, adoro pitangas! Lembro-me que quando criança tinha um pé no fundo do quintal da minha casa e era uma alegria quando ficava carregadinho dessas lindas frutinhas vermelhas. Adorei a receita, lembrei demais da minha infância!
    Lindo dia pra vc!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  22. Ola Nina!!! Que visu mais lindo, ela deixa uma linda cor!!!! Aqui nao existem pitangas !!!!

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  23. Menina que delicia deve ser esse mousse de pitanga, essa é a fruta de minha infância. Adorei a dica vou fazer. Adorei seu cantinho, cheio de sugestões deliciosas.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  24. Casi me pierdo esta mousse, menos mal que he ido para atras. Me parece una receta de vicio, buenísima, la probaremos seguro.
    Besicos

    ResponderExcluir
  25. Olá, Nina!
    Que delíciaaaaa!!!
    Beijos da Yke.

    ResponderExcluir
  26. Oi minha tia linda, que saudades das delícias de sua cozinha!
    Quero, quero, quero...
    Beijo no coração minha mãezona.
    te amo.

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!