terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Feijoada de feijão preto"

Feijoada é um prato tipicamente Brasileiro. Comida saborosa e de ingredientes caloricos, porém de grande apreciação por quem experimenta. Fiz esta no feriado, comemos bastante e ainda sobrou uma boa porçao, que na minha casa no fim do dia dividimos tudo para 3 casas: Minha filha, e nora, na cozinha fica a maior perturbação, dizem elas que é o arrastão na casa da Nina, mas eu adoro essa gaiofada, pois sinto-me bastante feliz em ter esta relação de proximidade com eles, e sei que quando eu partir para outra vida eles jamais vão esquecer os momentos em que brincavamos na cozinha dividindo a comida, bolos e tudo que tivesse no dia. Na verdade para mim é uma grande vivência de amor com meus filhos. Mas vamos aos finalmentes, a feijoada.

 
 

Na Bahia nós colocamos as carnes em pedaços grandes para que cada um sirva-se do que gosta. Nem todos goatam de toucinho,  carnes de porco ou linguiça, então facilita pegar só o que lhe interessa.


A foto está embassada, porque da fervura da panela, retirei as carnes mas ela continua fervendo.

 

 
 Ingredientes:

1 e 1/2 kg, de fijão preto (eu escaldo ele depois de catado, para retirar um pouco da tinta dele)+ 1kg. de carne dura de boi (eu gosto de peito/ carne que fica na costela) + 200 g. de bacon + 250 g. de costela de porco + 200 g. de paio + 200 g. carne defumada + 700 g. de charque (a carne do sertão) + 150 de toucinho de barriga + 250 g. linguiça calabresa + 200 g. da linguiça de Maragojipe + 3 cebolas + 6 dentes de alho+ pimenta do reino + 1 colher (sopa) de colorau + 4 folhas de louro + 4 ramos de hortelã+ um pouco de óleo p/ refogar as carnes e temperos.

Obs: Não é necessário nenhum sal, tudo que sai das carnes é o suficiente para salgar a panela!

Começe pondo tudo salgado dê molho em bastante água, a fim de dessalgar (antes lave bem debaixo da torneira para já sair boa parte do sal). Deve também ferver água e escaldar tudo. Numa panela de bom tamanho, leve a esquentar e ponha um pouquinho de óleo para refogar as carnes que foi dessalgadas e quando estiverem fritando, ponha a carne de boi em pedaços do seu agrado, refogue bem para pegar o sabor dos salgados e aí ponha os alhos passados no ralinho, as cebolas cortadas miúdinha, o louro, o hortelã, colorau, a pimenta do reino e continue refogando tudo muito bem e agora ponha o feijão e água fervendo. A proporção que for cozinhando voce vai acrescentando água quente, até vê que já chega, aí, é só esperar o caldo ficar encorpado e gostoso é claro.     
 
 Obs: Só ponha as linguiças, paio e bacon,  quando a panela já estiver com o cozimento pela metade do tempo, para não se despedaçar.

Também lembre de quando estiver refogando as carnes por a chaleira para ferver. Eu ponho sempre duas chaleiras e quando despeje encho novamente até terminar o cozimento.

Gente, todas as pessoas que sai do Brasil para outro país, sente saudades primeiro da família e em segundo lugar vem a feijoada, pode acreditar.

20 comentários:

  1. oi Nina,feijoada e tudo de bom e mais um pouco bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina querida!
    Que delícia! Gosto muito de feijoada, mas nunca tive coragem de fazer...rs Talvez eu me anime agora e faça a minha primeira feijoada!
    Um beijinho com carinho!

    ResponderExcluir
  3. Nina querida: gosto imenso de uma boa feijoada embora nunca tenha feito com feijão preto. A tua está com tão bom aspeto que eu também levava um bocado comigo .É tão bonito ver esse amor pela família.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Querida Nina,
    sou devoradora de feijoada,também fiz uma este fim se semana, nada que se possa comparar com a tua! Eu até posso tentar fazer, mas nunca ficará sequer parecida por as carne brasileira é incomparavelmente melhor. Quem me dera comer uma pratada desta feijoada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Feijão preto é o meu preferido mas por acaso nunca o usei em feijoadas.
    A sua ficou com um aspecto delicioso, é daquelas comidas que agora sabem tão bem...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro feijoada de feijão preto! E sabe amiga, hoje saiu aqui num jornal suíço que o prato favorito de um cantor de cá é a feijoada brasileira???!!! Quando leio este tipo de notícias fico cheia de orgulho :))

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Bom relacionamento esse, com a filha e nora!
    Que rica feijoada!
    Beijinhos,
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nina, eu também quando faço feijoada termino dividindo com a família, porque sobra muito, a feijoada fica mais gostosa quando se faz bastante.
    A sua feijoada ficou deliciosa pelo visual!
    Beijos, Oslaine.

    ResponderExcluir
  9. Nina feijoada é um prato bem brasileiro mas muito conhecido fora do Brasil também. Mês passado fiz uma para meus amigos espanhóis e a panela foi quase toda embora!
    A sua está uma maravilha!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Nina un buen plato por lo que veo…… me ha gustado y al menos aprendemos a hacer comidas típicas de Brasil……..

    ResponderExcluir
  11. adoro adoro adoro.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Nina querida, eu gostaria muito de aprender a fazer o xarope e licor de gengibre!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. No conocía esta receta, como tu dices muy calorica pero seguro que está muy buena.
    Besicos

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina, adoro feijoada e ao som de Paula Fernandes é td de bom!!!
    Amei!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  15. nefis bir çorba uzun yaşamanız dileğiyle

    ResponderExcluir
  16. OI BOA TARDE NINA
    Passando para conhecer um pouco de vc e do seu blog. Gostei muitas das receitas. Tenho amigas aqui neste mundinho virtual.Quando puder me faça uma visitinha. Um abraço.
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Nina minha querida, todos aqui em casa também amam feijoada, é muito bom mesmo!
    Mas fica melhor ainda com nossas pessoas queridas por perto. Temos coisas em comum...rs. Adoro casa cheia, risada, bom papo. Você tem toda razão, fica pra sempre e só lembranças maravilhas,né?
    A sua está uma verdadeira tentação menina!!!! Bjinhos. Re

    ResponderExcluir
  18. Amiga,
    sobrou pra mim, hoje vou jantar na sua casa, rsrs.
    Amooooooooo, feijoada é tudo de bom!
    A sua ficou tudo de bom!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi Nina adoro feijoada.Em dias chuvosos como o de hoje cairia muito bem.Adorei.Beijos querida tenha uma linda e abençoada sexta.

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!