quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Agulhão Frito & Uma Quase Pausa"

Hoje aquí na minha rua, o peixeiro passou mercando o peixe. Eu precisava de uma pausa depois que fiz o almoço, mas quem disse que consegui olhar aqueles peixes do bico comprido e não os comprar. Não deu outra, comprei-os e corri para tratar, temperar e fritar para eu e o marido e dois penetras que chegaram. Bebericarmos uma cerveja geladinha acompanhada desses bicudos cheirosos, que ficaram mesmo uma verdadeira tentação. Terminou que a minha pausa foi maior do que planejei, e só fomos almoçar lá pelas 16:30 e já enfadados dos peixinhos. Vejam que eles são compridos, medem 35 cm. depois que retirei o bico, ainda assim ficaram grandes. São do tamanho de duas sardinhas grandes enfileiradas.
 
 

 
Aquí os danadinhos estavam fresquinho, tinham acabado de chegar da praia
 
 
Já tratados e temperados só com sal e mais nada. Dê uns talhos no lombo do peixe, para que o sal penetre.
 
 
 
Depois de tratados enxugue-os em papel toalha ou em um paninho de cozinha bem limpo e esfregue o sal nele todo, até internamente. Agora passe farinha de trigo.
 
 
 
Ponha uma frigideira grande para aquecer no fogão e coloque 200 ml. de óleo, quando estiver bem quente deite de 3 em 3 peixes para fritar. Depois é só correr pra geladeira e abrir mais uma geladinha e saborear o danado.... Aquí devoramos a salada do almoço junto com os peixinhos...
 
 
 
 
 

11 comentários:

  1. Que peixinho tão bom e tão bem acompanhado.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Este peixe está bem apetitoso! Adorei!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummm Nina amo peixe frito com uma saladinha nossa nao precisa mais nada!!!!

    Fez -me lembrar qdo morava em frente a praia, chegavam os barcos dos pescadores e meu marido descia ali p comorar peixe fresquinho , e no almoco, fazia um arroz, uma saladinha e fritava os peixes assim, ainda fazia um pure de batata!!!!

    Delicia e me deu fome!!!

    Bjsss rose jp

    ResponderExcluir
  4. Quanta disposição, NIna!!! Vou muito pouco cozinhar, mas adoro ver receitas. Fico salivando de longe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. *。¨* ✫ ” ✫. ☽¨¯*。.☆¨*。¯`☆¸.✫˚¯`☆
    Passando para desejar um bom feriado
    e um final de semana cheio de muita luz
    Agradeço sempre sua amizade, e parabéns pelo
    que posta para agradar nossa alma
    Cervejinha gelada com peixe é tudo
    de bommmmmmmm hummmmm
    Abraços com carinho
    Rita
    *。¨* ✫ ” ✫. ☽¨¯*。.☆¨*。¯`☆¸.✫˚¯`☆

    ResponderExcluir
  6. Olá querida,
    um peixinho bem fritinho assim é bom demais!
    Amei a receita e os acompanhamentos!

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  7. nao conheço esse peixe mas como adoro peixe ia gostar de certeza gostei mt bjs

    ResponderExcluir
  8. Querida Nina: minha mãe também envolve o peixe em farinha e fica tão bom. O teu ficou com ótimo aspeto. Mesmo grandes,devem ter "desaparecido" num instante.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Oi Nina querida!
    Obrigada pelas palavras tão doces e carinhosas em meu Blog!
    Você também é muito amável e gentil! É muito bom tê-la em meu cantinho!
    Delícia de sugestão! Amo peixe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amiga, tá que tá na geladinha heim?

    Tb com esse peixe frito, quem resiste né?

    Adorei a saladinha.
    Bjsssssssss querida e um feriado bem especial.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nina, aprendi a comer mais peixe com o blog, dps de ver tantas delícias com peixes que os amigos blogueiros preparam que não resisto mais a eles, rs. Que privilégio poder comprar peixe fresquinho assim, né? Gostei!
    Bjsssss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!