domingo, 30 de setembro de 2012

" Mariscada "

Com uma boa mistura de mariscos,  peixes e camarões fiz esta mariscada para dois gulosos comerem, mas acabou que rendeu bastante e tivemos convidados de última ora. Nesse dia minha filha havia me ligado como de costume, prá saber como estavamos.  Eu disse prá ela que estava  preparando um carurú com vatapá e mariscada pró almoço e logo ela disse: Guarde o meu. Ela não contou conversa, ligou pró  marido e se acertaram prá quando sair do trabalho a noite pegar a estrada e vir jantar de surpesa.  E assim fizeram, mas foi uma boa surpresa!  Na chegada me disseram que era dia de São Cosme e Damião e  estavam procurando diversão. Mãe adora essas chegadas inesperadas dos filhos...mas vamos a receita. 
 
 
 
 
Ingredientes para   mariscada  que  8 porções (bem generosas)
 
 
1 kg. de postas de peixe do seu gosto (eu fiz c/ Caçunete) + 500 g. de Camarões limpos + 250 g. de sirí catado  + 250 g. de sururú + 250 g. de mexilhões  +2 limões +1 1/2 colher de sal + 3  tomates maduros + 2 cebolas grandes + 3 dentes de alho + 4 ramos de coentro + 1 ramo de cebolinha verde +1 pimentão vermelho ou amarelo +  50 ml. de azeite doce 50 ml. + de azeite de dendê + 300 ml. de leite de coco  ( eu gosto de usar o coco ao natural, bato o coco c/ água) 
 
Comece lavando o peixe e reservando,  assim como os mariscos também. Agora rale o alho com o sal e 1 cebola (a outra deixe prá por em rodelas) e esprema os limões e ponha também 1 tomate cortadinho, ponha uma parte desse tempero no peixe e a outa metade nos mariscos e camarões e depois arrume tudo isso num tacho prá fazer moqueca, Agora corte o resto dos tempêros em rodelas e
arrume tudo, ponha os azeites por cima e aguarde um tempo para pegar sabor, pelo menos uma hora.  Quando levar ao fogo o tacho aí ponha o leite de coco e deixe cozinhar tampado por um tempo até que sinta o cheiro de moqueca pronta. Deixe tampado até o momento de servir. 
 
Obs: Nessa mariscada voce pode por todos os tipos de frutos do mar  como lulas , lagostas, sirí mole e outros.  Fica ao gosto de quem esta desejando saborear um prato inesquecível.  Bom Aptite!
 
 

12 comentários:

  1. Caras amigas, assim que tempo eu tiver, postarei: Acarajé e Abará. Tenham paciência que pretendo não me demorar. Beijos e obrigada pelo carinho das visitas!

    ResponderExcluir
  2. Que delicia de prato. Adoro marisco. Boa semana. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Nina,
    chegar aqui, na hora do almoço e ver uma mariscada desta é tortura!
    Está com um aspeto de deixar a boca roída de vontade de comer um prato cheio...bem cheiinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Impossivel sair daqui sem estar salivando. Só tem receitas legais.
    Já estou te seguindo, NIna.
    Otima semana. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hummmmmm, que bom!!! Adoro mariscadas!!!
    Beijinhos e boa semana, Nina!
    Madalena

    ResponderExcluir
  6. Olá, que sugestão deliciosa!
    Uma ótima semana, bjs Oslaine.

    ResponderExcluir
  7. adoro marisco, uma óptima sugestão, boa continuação :D



    Bjs portugueses do Manos Mesquita

    ResponderExcluir
  8. HUmmmmmmmmmmm que prato apetitoso, deve ter ficado delicioso. Tenho passado sempre por aqui e hoje não pude deixar de postar um comentário, estou sempre por aqui, não tenho publicdo no meu blog, por motivo de falta de saúde e agora estou de repouso, com um pé partido, o que não dá geito nenhum para quem não gosta de estar parada, é que agora nem posso cozinhar, que é das coisas que mais gosto de fazer, Muitos beijinhos e continue a publicar.

    Conceição de pimentinhas na cozinha

    ResponderExcluir
  9. Nina, este é sem dúvida um dos meus pratos favoritos! Amo frutos do mar com leite de coco. Quando eu era pequena, era a única forma de eu comer cebola, tomate e pimentão.
    Com um pouco de farinha e umas gotas de limão por cima, e a minha festa está completa!
    Beijo grande

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!