sábado, 15 de setembro de 2012

"Moqueca de Arraia com brócolis"

Está aqui uma moqueca típica da Bahia. (exceto quando é feita em  outro Estado)  Gente gosto muito de arraia por não ter espinhas, até criança pode comer sem nenhuma apreensão, e também um prato que preparamos muito rápido. Quando faço moqueca de arraia aqui em casa e a minha prole fica sabendo, manda logo que guarde o deles congelado para quando vierem levarem, e eu como uma mãe que gosta de paparicar os filhos, guardo até o dia que eles chegam.....
 
 
Aqui fiz um pouco de pirão com uma parte do caldo (pirão de farinha de mandioca) 
que fica uma delícia. Experimentem! 
 
Aqui nos temperos também vai limão , mas eu esqueci de fotografar hehehehe...  são 3 limões. 1 1/2 para  lavar o peixe e 1 1/2 para temperar. Ok?
 
Ingredientes:

1 kg.   de arraia  + 1 colher de sopa de sal + 2 dentes de  alho + 2 cebolas  +  2 tomates + ramos de coentro + cebolinha verde + 3 limões + 2 colheres de azeite doce  + 4 colheres de azeite de dendê + 200 ml. de leite de coco + 10 ramos de brócolis e algumas azeitonas.

Preparo:
Trate a arraia tirando toda a pele, corte em pedaços e lave esfregando 1 1/2 limão para sair  qualquer cheiro de peixe reserve. Agora machuque o alho com o sal e rale 1 cebola,  esprema o resto do limão e ponha o peixe  nesse tempero. Depois corte a outra cebola e os tomates em rodelas, corte o coentro e a cebolinha, e arrume o peixe numa frigideira com esses temperos e  deixe descansar uma hora e ponha os brócolis,  depois despeje o leite de coco o azeite dendê e o azeite doce e leve ao fogo até cozinhar e acrescente as azeitonas  e quando a moqueca cheirar deligue deixe abafada com a tampa e aguarde alguns minuto para servir.


Obs: Nunca ponha pimentão verde  na moqueca (só vermelho ou amarelo), pois ele muda o sabor do peixe.




Gente juro que não aguentei e fiz uns bolinhos " Banana Cake " porque estava desejando, que nem grávida, aí o jeito foi fazer essas gostosuras.




Misturei 2 xícaras de farinha de trigo com 1 xícara de açúcar e 3 colheres de sopa de manteiga e quando virou uma farofa eu machuquei 2 bananas d'agua e misturei a farofa, bati 2 ovos até ficarem fofos e agreguei a massa mais 100 ml. de leite de coco e 1 colher de chá de fermento em pó, Enchi 15 forminhas de empadas grandes (já untadas) e em cada uma ponha uma rodinha de banana e pedacinhos de chocolate, e levei ao forno. Dourou e cheirou  tá pronto.

Ficaram  malvados esses bolinhos!!! E eu degustei sem pena de ser feliz.....

11 comentários:

  1. Olá Nina!! Adorei esta moqueca, tem muito bom aspecto e esses bolinhos, vou pedir um para mim!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina: que moqueca deliciosa,amiga e esses bolinhos?Hummm,é mesmo de comer sem dó.
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Olá Nina,

    Adorei a tua moqueca, nunca fiz nem comi mas tenho curiosidade em experimentar.

    beijinhos e bom domingo

    ResponderExcluir
  4. Nunca comi arraia, vc acredita? Sua muqueca me deixou com água na boca.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois se voce gosta de peixe, faça que com certeza gostará. Beijos

      Excluir
  5. Nunca comi arraia, vc acredita? Sua muqueca me deixou com água na boca.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi querida. So hoje vi seu comentario em meu blog. Tenho andado ocupada e sem tempo para publicar novas receitas. Começei a fazer bolos para fora e tem me ocupado o tempo todo. Mas e claro que pode continuar a seguir o meu blog apesar de ter andado parado. Adorei o seu blog. receitas muito gostosas. beijos.

    ResponderExcluir
  7. Abraços à todas voces, Catarina, Márcia, Ana Paula, Fê, Telma e muito obrigada pelo carinho de todas. Beijinhos e aguardo as próximas visitas...

    ResponderExcluir
  8. Olá Nina obg pelo seu comentario, agora que tenho mais tempo livre prometo que vou escrever no meu blog mais vezes, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreva mesmo, é bom que é uma forma de lazer.E volte aquí mais vezes, Beijinhos...

      Excluir
  9. Oi Nina, vim conhecer o teu blog! Adorei, e, o que e essa moqueca? adoro moqueca e com pirão para acompanhar, nossa!! Mas tu acreditas que nunca comi arraia? Acho que nunca vi pra vender hahaha Próxima vez vou procurar e experimentar!
    Beijos

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!