quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Galinha Esguixada com Ervas"

Desde muitos anos que faço esta galinha aberta pelas costas, que pega tempero mais rápido e fica bem assadinha. Aquí todos adoram comer acompanhada de salada com macarão ou com arroz, ou só   com uma saladinha de feijão branco. No caso aqui fiz com salada mista de legumes e também preparei umas batatas hasselback. ( Esta batata é da Luisa Alexandra) Obrigada amiga Luisa, ficaram deliciosas e bem assadinhas.

                                        Galinha Esguixada porque ela é aberta pelas costas.
Batatas Hasselback ( receita da Luisa Alexandra )
 
As batatas voces vão ao blog da Luisa pra fuxicar por lá.

Prá salada eu cozinhei no vapor: Cenoura picada, abóbora, quiabos e giló cabacinha e abobrinha, e fiz um molho  à vinagrete com:  Vinagre,celola picada, 1 dente de alho, sal, azeite e semente de coentro que dá um sabor bem diferente e um diferencial a salada. Experimentem!


 
Sementes de coentro, são bolinhas bem miúdinhas e bem cheirosas, que sempre tenho na minha cozinha.
 
Ingredientes para o preparo: 1 galinha da sua escolha, 11/2 colher de sopa de sal, alecrim, louro, tomilho, pimenta do reino,1 cebola média ralada, 1  colher de colorau, alguns detes de alho, e 100 ml. de vinagre e 2 colheres de molho shoyo. Ah! um poco de óleo para molhar o frango antes de ir ao forno.
 
Ralo o alho e a cebola com o sal, as erva, a pimenta do reino, colorau e misturo todo o resto neste pratinho de tempêro até ficar esmagado e bem patosa a mistura, acrescento shoyo e vinagre e reserve até tratar a galinha.
 
 Comece lavando bem a galinha com limão ou com  vinagre e abrindo-a pelas costas, e também forçando quebrar o osso do peito, prá que ela fique bem deitada sobre o tempêro. Agora passe todo esse tempero nela e deixe já na assadeira ondo vai para o forno. Eu costumo temperar à noite e assar pela manhã, o segredo para assar bem rápido é dá uma fervura no fogo, já na assadeira, eu tampo com uma tampa de panela grande , ou com outra assadeira do mesmo tamanho, deixo fervendo abafada, e com alguns minutos eu levo ao forno só para ficar douradinha. E é melhor porque fica bem macia e dourada, sem resecar. Experimentem fazer dando essa cozinhada antes do forno. 
 
Gente esse prato de fazer tempêro é o meu maior aliado na cozinha,  ele e de madeira, torneado e tem um machucador, faço tudo com ele. Tempero carnes, frango, peixe, camarão, mariscos. Minha filha diz que eu gosto mais do prato de tempero que do marido, hehehhehehheheheh. Vai ver, que é porque ele me ajuda demais e fica comigo até tarde na  cozinha rsrsrrsrrsrrsrsrrs, brincadeira, eu sou assim mesmo, se não abusar, não sou eu.
 

9 comentários:

  1. Que delicia de galinha. E as batatinhas eu conheço bem, também ja fizeram sucesso na minha cozinha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. que buena con la gallina ahi..... estupendo post.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero que todas voces exprimentem, vão gostar! Façam e me digam como fcou.

      Excluir
  3. oi Nina,fica bem temperada dessa maneira,as batatas ainda não fiz dessa maneira,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Hola:

    Me encanta el pollo, y si es asado más que mas. Probaré con tus especias a ver que tal sale.
    Besicos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina!Muito obrigada pelas palavras gentis, a sua cozinha é muito boa também. Bom final de semana, um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina,amei o blog!Essa galinha tá demais hein!
    hummm,deu água na boca !

    Beijo no ♥!
    Tenha um fim de semana bem gostoso !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    "A felicidade não está em viver, mas em saber viver.
    Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive."
    Mahatma Gandhi

    ResponderExcluir
  7. Querida Nina: obrigada,de todo o coração,pela tua ajuda e disponibilidade. Estou-te muito reconhecida. Se puderes escrever para o meu email,mando-te a senha de volta,pois não "atinei" com o teu mail.
    (Adorei a galinha e as batatas,que também já experimentei.)
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!