terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Ensopado com legumes"

Lá vem ele tôdo se achando o merlhorzinho, mais ele é de carne de segunda, e prá ser comido dia de terça. Eu não disse, que ele é metido!!! Durante a semana sempre faço um ensopado  de costela de boi ou porco,prá comer com o feijão que  sobra do dia anterior.




Um pedaço de carne, boi,  porco,  carneiro ou  bodi + sal ao gosto +  alho + pimenta do reino + colorau + hortelã + cebola  e  vinagre + 50 ml. de óleo pra refogar a carne.

Faça um tempêro com tudo a cima, ponha na carne e deixe marinar uns 30 minutos, prá pegar gosto. Esquente uma panela adequada e ponha o óleo, deite a carne na panela e vá virando e deixando o tempêro secar e virando novamente até dourar tudo. Aí ponha um pouco d'água fervente e abafe a panela e de vez em quando olhe e ponha mais um pingado d'água até ficar mácia e acrescente os legumes e mais um pouco de água até cozinhar tudo e ainda ter caldo.

Obs: Aquí eu coloquei batata, cenoura e espinafre, mas voce pode acrescentar tudo que desejar. eu sepre tô trocado, cada vez um tipo de legume, a fim de variar. Fica bom com giló, abobora, quiabo e outras...


Acompanha bem com um arroz branco e um resto de feijão dormido hehehhehhe..







 

11 comentários:

  1. Meninas, voces não fazem idéia de como um ensopadinho é bom...
    Um beijo em cada uma que cá me visita!!!

    ResponderExcluir
  2. oi Nina ótima sugestão para um ensopado bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sugestão, seu prato faz lembrar um que há por Portugal que se chama cozido (quando vi a foto me lembrei logo).

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Este cozido é bom com um pirão!
    Adoro este monte de legumes que ganham o sabor da carne.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Nina: realmente,pela foto,parece o nosso cozido à portuguesa,mas depois li a receita e o modo de fazer é diferente. Parece delicioso e é daquelas comidas reconfortantes e que sabem sempre bem.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Querida Nina que ensopado substancioso, muito bom...
    Abraços boa semana.
    Camila Marinho.

    ResponderExcluir
  7. Un guisote estupendo y muy completo, yo en nada de tiempo empezaré con platos asi, de momento todavia seguimos con platos fresquitos aunque ya tengo que ir cambiando...
    Besos

    ResponderExcluir
  8. adoro ensopados, carne e legumes pra mim é uma combinação perfeita !

    Beijo no ♥!
    Tenha uma semana de sorridentes alegrias !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Este plato que nos sugieres va a ser muy bien acogido en muy poco tiempo cuando comience el frío que por mi tierra aún se hace rogar.
    Muy rica tu receta.
    Besos.

    ResponderExcluir
  10. Nina minha querida, adorei esse ensopado...Hum que aspecto bom menina. Fiquei com água na boca!
    Bjinhos. Re

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!