terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"Chester com ervas"

Dia desses, estive a verificar que os mercados estão todos com promoções dos perús e aves Natalinas; e claro que eu não iria perder esta pechincha. Já passou o enjoo de perú e similares, então vamos preparar o bichinho bem gostoso para aproveitar a temporada, senão agora só ano que vem....
 
Confesso a voces que depois que fotografei, voltei o coitado para o forno para dourar mais um tempo. Achei que merecia ficar bem moreninho, é assim que gosto.
 
 
Esta fruta da salada é o jambo, uma fruta doce que tem um doce azedo muito do gostoso. Com ela faço doces, sorvetes, sucos, clafoutis, crumble e degustado ao natural é uma delícia. Aqui os que comprei, peguei 3 para salada e deixei alguns para fazer uma sobremesa, mas quem disse que achei, comeram tudo.
 
Ingredientes:
 
1 Chester ou outra ave + 1 1/2 colheres rasa de sal + 1 cebola grande + 5 dentes de alho + alecrim + folha de louro + 1 colher de colorau +2 colheres de mostarda + 1 colher (sobremesa)pimenta do reino + 100 ml. de vinagre de vinho +  50 ml. de óleo + manteiga para pincelar. 
 
Eles costumam vim temperados, voce lava todo ele debaixo da torneira, retirando tudo e limpando qualquer resíduo que não lhe agrade. Depois enxugue com papel toalha (ou um pana de copa próprio)  e reserve até preparar o tempêro.
 
No liquidificador bata todos os temperos e regue todo o Chester e deixe de vinha d'alho de um dia para o outro ( descansando)
No dia seguinte ponha ele na assadeira regue com o óleo,cubra com papel alumínio e leve ao forno por mais de 1 hora e depois retire o alumínio, pincele com a manteiga e deixe por mais uns 35 a 40 minutos para dourar. Tudo vai depender do seu forno. 
 
Para acompanhar fiz esta salada de alface com jambo que combinou muito bem.
 
Obs: Na hora de por o sal lembre-se que ele já esteve temperado antes, e mesmo lavando não sai tudo!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

" Moqueca de bacalhau"

Estava ele lá escondido no fundo do frigorifico para não virar comida, mas ele deu azar, porque era sexta feira e eu estava a limpar o refrigerador; então não adintou muito se esconder, o achei e ainda fiz o danado virar de moqueca. Eu costumo guardar o bacalhau já dessalgado no frigorifico pois quando desejo preparar, fica tudo muito rápido.
 
Brincadeira à parte, aquí na Bahia gostamos muito de moqueca e eu quando tenho pressa para preparar o almoço em pouco tempo, dou preferência aos peixes por cozinhar rápido. Vamos a receita...
 


Ingredientes:

1 kg. de bacalhau + 2  cebolas + 3 dentes de alho + 5 ramos de coentros + 2 tomates maduros + 1 pimentão + 4 ramos de cebolinha verde + 200 ml. de leite de coco + 2 colheres de azeite doce + 3 colheres de azeite de dendê.

Por minha conta acrescentei 3 batatas inglesas cortadas ao comprimento e alguns tomates cerejas que sobravam aquí.
Se desejar também acrescente azeitonas; no momento não lembre de pô-las.

Dessalgue o bacalhau de um dia para o outro. Agora cate essas postas retirando as espinhas e peles e deixando  todo ele em pétalas grandes. Leve essas pétalas para um tacho e rale o alho fininho, corte as cebolas em rodelas bem fininhas, os cebolinhas verdes, os tomates, pimentão e coentros. Deixe tudo arrumadinho no tacho e acrescente o leite de coco, os azeites e leve ao fogo para cozer em fogo brando até  que tudo  fique uniforme e bem cheiroso.

Obs: Se quizer por as batatas dê um breve cozimento nelas à parte em uma panelinha com água pura. Depois acrescente ao bacalhau para terminar o cozimento.



GENTE: Meu upload voltou a funcionar NORMAL!!!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"Escaldado de Peixe Vermelho"

Olá pessoal, hoje trago para voces um peixe de pirão que eu adoro e fui criada vendo minha mãe fazer muitas vezes durante o mês.  Aquí em casa todos gostam e pedem bis. Faço ele primeiro fritando o peixe em azeite de oliva e depois refogo os temperos e ponho verduras e legumes para cozinhar e deito os peixes por cima dos legumes até ficar no ponto.


Ingredientes:

1 kg. de peixe vermelho (ou outro que goste, ou postas) + 3 dentes de alho + 2 cebolas + 4 ramos de coentros + 2 tomates +  sal + limão + azeite de oliva.
12 quiabos + 1 pedaço de abóbora +  2 bananas da terra + alguns gilós + farinha p/ mexer o pirão.

Preparo:
Comece tratando e temperando o peixe  com sal, alho e limão ( Depois frite este peixe  e reserve o caldo que sobra do tempero) reserve o peixe frito para por no cozimento dos legumes depois. 
Agora faça um refogado com alho, cebolas, coentros, tomates e azeite, corte os legumes e ponha água quente nesse tempero e deixe cozinhar até ficarem macios. Depois acrescente o resto do molho que temperou o peixe e o proprio peixe  e deixe cozer mais um pouco. Agora faça um pirão com o caldo. 

Obs: Na hora de mexer o pirão, acrescente 2 colheres de azeite de dendê para dá o toque baiano.



 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

"Bolinhos de Banana e Aveia"

Essa é a minha versão do bolo de banana que mais gosto e garanto que todos voces vão adorar!  Seja com um chá,  no cafézinho ou mesmo com um suco esse bolo acompanha muito bem.
Fiz esta fornada e já está esfriando com a intenção de oferecer a aniversariante a amiga Josy de um blog cheio de delicias http://www.cozinhandocomjosy.com/ que merece todo o carinho das amigas. Te ofereço estes bolinhos que ficaram muito dos gostosos e cheirosos também! Cheios de carinho.......


Esta receita me renderam 12 bolinhos de 7 de diam. e 1 bolo de 20 de diametro.



Ingredientes:

4 bananas nanicas médias (se forem muito grandes use só 3)+1 e 1/2 xícara de açúcar + 1 xícara de margarina +1 colher de sopa de manteiga + 4 ovos + 100 ml. de creme de leite + 1 xícara de coco ralado + 1 pitada de sal + 1 xícara de aveia + 1 xícara de farinha de trigo branca +1 xícara de farinha integral + 1 colher de sopa de chocolate + 1 colher de sopa de fermento + 1 xícara de passas. (

Na  batedeira bata a margarina com o açúcar os ovos, ponha o creme de leite, o sal misture as bananas esmagadas com um garfo e vá pondo as farinhas e for fim as passas. Agora despeje a mistura em forminhas ou em forma do seu agrado e leve ao forno até dourar.

Obs: Assando em forminhas o tempo de forno  é 25 a 30 minutos. Se for em forma maior é 40 a 45 minutos. 
 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"Moqueca de Sirí Catado"

Uma boa moqueca de sirí catado, tem seu lugar em qualquer mesa brasileira,  em especial na mesa de uma baiana que leva a origem no sangue como eu.  Semana passada fiz esta delícia que foi devorada em dois tempos, e os visitantes ficaram bem satisfeitos.  Já marcaram a proxima visita e querem outra moqueca, que há de se fazer? Providenciar uma outra e tratar de agradar com outra delícia para sempre receber esses elogios que tanto nos gratifica e alegra, quando alguém diz: Que comida gostosa é essa?  É a comida da Nina!

Ingredientes:

1 kg. de Sirí catado + 1 coco seco tirado o leite com 250  ml. de água + 2 cebolas + 2 tomates + 5 ramos de coentro + sal + 1 limão + 3 dentes de alho + 2 colheres de azeite de oliva + 3 colheres de azeite de dendê + algumas azeitonas (eu ponho também alguas 4 pimentinhas japonesa) 

Faça um tempero com 1 cebola, os dentes de alho, sal, tomate  e ponha o limão espremido. Agora ponha o sirí no tempero dentro de uma frigideira grande e corte em rodelas o outro tomate e a cebola restante, o coentro, ponha o leite de coco, os azeites, as azeitonas e leve ao fogo até atá tudo cozido e cheiroso. Depois é só servir com arroz branco (e se quizer faz-se também um feijão branco c/ camarões seco, fica legal.)

domingo, 20 de janeiro de 2013

" Perú de Cozido" & "Selo Literário"

Todos os anos, quando acaba as festas de final de Ano, eu guardo no frigorifico alguns pedaços do perú que sobraram juntamente com o caldo da assadeira para fazer um belo Cozido, onde eu ponho também algumas carnes salgadas para ficar bem gostoso. Ah gente voces não fazem idéia do que é este cozido.

 Ingredientes:

Sobras do perú das festas + Carne do sertão dessalgada + costela de porco + toucinho + linguiça de Maragojipe + 2 cebolas + 3 dentes de alhos + 3 ramos de hortelã +  1 colher de chá + pimenta do reino + 1 colher de sopa de colorau + 60 ml. de óleo para refogar tudo.
Abóbora + quiabos + gilós + banana da terra + repolho + couve + e mais as verduras que desejar. Farinha  p/ preparar o pirão.
 
Comece dessalgando a carne do sertão e a costela de porco, depois refogue-as com todos os temperos, acrescente água fervente e deixe cozinhar até ficar macia ( reserve as partes do perú para acrescentar no final) depois ponha as verduras e legume e no meio do cozimento ponha o perú. Depois que tudo estiver cozido faça um pirão com o caldo.


SELO LITERÁRIO E UM AGRADECIMENTO

Fui agraciada com  este Selo pela amiga Aurea Sá do blog http://receitasseducao.blogspot.com.br/ um blog muito sedutor, fantástico mesmo, que merece ser visitado e conhecido por todos.
A regra manda  que eu cite os livros que li e os que desejo ler. E passar este selo a algumas amigas.

Os livros que li  em 2012 foram:

Grande Sertão Veredas ( Jõao Guimarães Rosa)
Cante para eu dormir  ( Angela Morrison )
O Alquimista  ( Paulo Coelho )
O Céu começa em você ( Anselm Grun)

Os livros que desejo ler em 2013 são
:
A arma escarlate  ( Renata Ventura )
Arquivos do Inferno (Paulo Coelho )
Nada a Perder  (Edir Macedo)

Ler nos dá prazer, relaxa, transcende o imaginário e expande a memória, além de nos dá muito conhecimento.  Leiam sempre!



Repasso este selo as amigas citadas abaixo e desejo  selar uma amizade com mais comunhão, partilha e afinidade! É com muito carinho que as cito.

Obs: Fiquem à votade para repassar ou deixar livre. Beijokas meninas......
Estes blogs merecem ser visitados pelo mundo inteiro , pois são blogs muito interessantes e com receitas maravilhosas. Entrem lá e surpreendam-se!

http://piteisdadinha.blogspot.com.br/ da Dinha
http://blogdafedayrell.blogspot.com.br/ da Fê Dayrell
http://cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com.br/ da Rosinha e Teresinha
http://entretachosesabores.blogspot.com.br/ da  Joana
http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/ da Rita
http://sweetmykitchen.blogspot.com.br/ da Marisa
http://charlanacozinha.blogspot.com.br/ da Marta
http://tal-mae-talfilha.blogspot.com.br/ de Mãe e filha
 http://livingonfarm.blogspot.com.br/  da Anajá
http://life-vida-rose.blogspot.com.br/ da Rose

 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"Torta de Maçã recheada de ameixas e passas"


Fiz esta torta para servir no Natal a pedidos da galera que não dispensam um bolinho de maçã. Até pensei que sobraria, porque depois de tanta comilança não sei como arranjamos espaço no estomago para sobremesa. Mas na manhã seguinte a tuma devorou a danada da torta. E eu depois que a enfeitei toda a lateral com um creme chantilly de cupuaçú nem me lembrei de fotografar. Aí sabe como é a correria de festa, só fui lembrar no dia seguinte depois que a torta já tinha sido devorada pela metade e as laterais já estavam amassadas porque cobrir com filme plástico para guarda-la no refrigerador. Hehehehe e a sobra sabe o que fizeram? Embrulharam e levaram tudo. Graças a Deus... 

Aquí já foi no dia seguinte do Natal, a torta já estava mais da metade devorada .....

Aquí ainda quente antes de retirar para a bandeija

Igredientes:

4 maçãs vermelhas - 3/4 de xícara de (chá) de óleo + 3 colheres de (sopa bem cheias) de manteiga

2 xícaras (chá) de açúcar - 100 ml. de leite de coco - 4 ovos - 3 xícaras (chá) de farinha de trigo - 1 colher (sopa cheia) de fermento em pó - 1 xícara de passas secas -1 xícara de ameixas picadas + 1 colher sopa de canela moída misturada com 2 colheres de açúcar para salpiscar sôbre a massa antes de levar ao forno.

Preparo:

Na batedeira peneire a farinha de trigo e o fermento em pó e reservi-os até liquidificar os outos.Descasque duas maçãs e reserve as cascas para bater, a parte da polpa usara ralada.

No liquidificador, bata as cascas, os ovos, o óleo a manteiga, o leite de coco, o açúcar até que fique tudo bem batido. Despeje essa mistura na tijela e envolva com a farinha. A parte pegue as maçãs que voce descascou e rale em ralo grosso como se fosse para salada, e agregue à massa, ponha as passas e as ameixas picadas. As outras 2 maçãs voce fatia finamente e enfeita o bolo, salpica a canela com açúcar e leva ao forno praquecido. Asse por uns 50 minutos ou ao tempo do seu forno.

Para a enfeitar as laterais:
Bata um creme chanlilly com 500 ml. de creme de leite fresco ou bata um creme desses que vende pronto, é só bater agregando açúcar e pronto e um pacotinho de refresco de Cupuaçú. (eu usei Maratá)
Obs: Não bata demais, senão vira manteiga.



 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

" Pão Brioche "

Estava eu aprocurar o que fazer na cozinha, quando me deparei olhando para um limão na fruteira, e não deu outra, me veio logo a idéia de fazer um pão brioche  que a muito não preparo. Aproveitei para coloca-los nas  formas que sobraram do panetone e ficaram ótimos!


Abrir  um para ir esfriando e fui coar um café para matar a vontade.......


Aceita uma fatia com um cafézinho?


Fiz uma caldinha com suco de um limão e 4 colheres de açúcar de confeiteiro e despejei em cima de um dos pães ainda quente que ficou delicioso!!


Ingredientes:

850 g. de farinha de trigo + 400 ml. de leite + 1 e 1/2 colher de sopa de fermento granulado de padeiro + 3 gemas e 2 ovos inteiros + 4 colheres de sopa de manteiga + 1 xícara de açúcar + 2 colheres de chá de sal + 1 colher de essência de baunilha.

Na batedeira ponha o leite "morno" com o fermento os ovos e as gemas, açúcar, sal, manteiga e vá batendo com 2 xícaras da farinha e acrescentando mais e continue batendo até que a massa agregue  mais farinha, depois passe a massa para uma bacia maior e termine amassando com as mãos lambusada na margarina e depois divida a massa em umas quatro porções e ponha em formas que desejar para crescer e deixe descansando cerca de 1 h. a 2 ate que a massa cresça bastante para que o pão fique bem leve. Depois desse tempo, já estando bem crescido acenda o forno e assim que estiver quente ponha os pães para assar cerca de 25 a 30 minutos até ficarem dourados. Logo assados retire do forno e deixe esfriarem bastante. Eu como quente mesmo, pois sou muito da gulosa kakakakaka........

Obs: Se quiser faça uma calda com 4 colheres ou mais de açúcar de confeiteiro e suco de um limão e despeje por cima, fica legal!!!!


















 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

"Cup Cake de Maçã"

Fiz esta receita para participar do aniversário da amiga  Catarina sá do blog a cozinha da kinhas, que fará 29 aninhos no dia 4 de fevereiro
 http://acozinhadakinhas.blogspot.com.br/  Um blog fantástico que merece a visita de todos que gostam de uma boa culinária. E garanto que serão muito bem recebidos!
Cap cake de maçã é uma  das opções de um café ou lanche muito do bacana, e de ótima escolha para quem quer diminuir as calorias dos doces, pois com o açúcar da fruta já podemos diminuir bastante o que vamos por na receita.


Aquí aberto ainda quente, mais está muito do fofinho cheiroso e gostoso! É mesmo uma tentação!!!



Aquí acabou de sair do forno, e já tem gente de olho eperando esfriar para assaltar a placa!!!



Ingredientes:

3 ovos + 1 e 1/2 xícara de açúcar + 50 ml. de óleo + 1/2 xícara de manteiga + 200 ml. de leite de coco + 2 e 1/2 xícaras de farinha +1 colher de fermento em pó + 2 maçãs picadinhas bem miúdas +SE QUIZER ponha 1 xícara de passas (ou ameixa picadinha)  Eu coloquei passas brancas.

Para povilhar antes de ir ao forno:
 3 colheres rasas de açúcar fino misturado com 1 colher de canela

Na batedeira, bata os ovos (sem a pele das gemas) com o açúcar até ficar um creme bem fofinho e depois acrescente a manteiga o leite a farinha e logo as maçãs picadas miúdas.  Agora as passas e logo o fermento em pó, misture e ponha em forminhas do seu agrado, depois polvilhe o a~çúcar com canela e leve ao forno por uns 25 minutos até dourarem e o cheiro isalar pela vizinhança!!!


Obs: Esta massa me rederam 18 forminhas de tamanho grande de 7,5 cm. de diâmetro.

ATENÇÃO:
 Meninas, esta é a minha primeira postagem pelo photobuket. Demorou um pouquinho até eu pegar as manhas, mas deu tudo certo. Agora é só alegria.....

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"Bolo Rei & Bolo Rainha"


Esse foi o meu bolo de Ano Novo. Fiz e ainda quente enfeitei para levar para casa da minha filha onde passei a virada do ano. Ele é a minha versão de bolo rei que ao contrario de outras receitas que são Pão de Reis, mas chamam de bolo, esse é bolo mesmo!




Ingredientes:

4 ovos  + 2 xícaras de açúcar + 1 xícara de manteiga +200 ml. de leite de coco + 1 xícara de nozes triturada + 3 xícaras de farinha de trigo + 1 xícaras de passas + 1 xícara de ameixa picadinha +  1 xícara de compota de abacaxi picado +1 colher de sobremesa de canela e 1 colher de sopa de fermento em pó.
 
Na batedeira ponha os ovos, clara e gemas (sem pele) e bata vigorosamente e vá agregando o açúcar até que fique cremoso. Ponha a manteiga e o leite de coco e continue batendo, vá botando a farinha e nozes e depois as passas e ameixas e abacaxi. E por último o fermento. Agora unte uma forma de 25 de diâmetro com margarina e farinha e despeje a massa ponha no forno  previamente aquecido e asse por 45 a 50 minutos, a depender do seu forno.

Depois de frio, retire da forma,  ponha num prato para por bolo e faça um fondant com 4 colheres de leite e meia xícara de açúcar de confeiteiro e despeje por cima do bolo. Agora enfeite com algumas ameixas, nozes e passas.
 
 

 
  
     




 


 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"Lombinho de filé mion de porco"

Quer degustar uma carne bem macia e suculenta? Esta carne é um lombinho do filé mion do porco, fica irresístivel e podemos acompanha-la com uma saladinha e arroz ou mesmo com um fejãozinho refogado que cai muito bem até para dias de festa ou quuando espera um visitante especial em casa. Veja como é fácil prepara-la!



Aquí ele está no tempero:


Ingredientes:
2 filés mion de porco + sal, alecrim, molho de mostarda, pimenta do reino e vinagre.

Tempere a carne com esse tempero bem machucado e deixe marinar por algumas horas (melhor de um dia para o outro) 
Depois é só por uma panela de bom tamanho no fogo e quando esquentar por os lombinho e deixar refogar ate ficar dourados e fechar os poros da carne. Agora vá acrescentando agua fervente e virando a carne devez em quando até ficar cozida, macia e bem dourada. agora é só servir e receber elogios!




SOCORRO: Amgias já estou com o problema de imagens sem poder fazer upload
Só pude postar isso porque fiz uma manobra, fui no google + e guardei umas imagens e depois fui pegar nas imagens do picasa. Não sei como vou resolver isso!!!! Me orientem por favor....




 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

"Kibalhau ou kibe de bacalhau"

Olá pessoal! Agora que as festas já se foram, tudo corre mais tranquilo. Estou aquí hoje a postar o kibe de bacalhau que inventei, deu certo e eu prometi passar para voces quando postei o de frango. Esse fiz para o Ano Novo, servir com uma  cervejinha bem gelada, que todos adoraram.

Ingredientes:
500 g. de farinha para quibe + 600 ml. de água fervente p/ inchar a farinha + 700 g. de bacalhau dessalgado p/ umas 6 horas + 2 cebolas raladas no ralo fino + 2 dentes de alho + cebolinha verde bem cortadinha + 4 ramos de coentros + 3 colheres de azeite de oliva + sal se necessário (provar a massa p/ saber se precisa)

Ponha o bacalhau de molho em bastante água, e vá trocando ao longo das horas. Depois cate todas as espinhas e leve ao processador.

Aquí já está catado sem espinhas, é só bater em pequenas porções juntando o trigo


Ponha o trigo p/ quibe numa bacia e umedeça com água fervente  e deixe tampado até ficar bem inchado e triplicar de volume.

Aquí já inchou e esfriou pronto para bater junto com o bacalhau.

Vá batendo junto com o bacalhau, cebolinha verde, cebola ralada no ralo e o azeite. Ponha aos poucos o bacalhau com o trigo inchado e vá processando e despejando na bacia.

Aquí já está batido junto c/ o bacalhau, agora é só passar azeite nas mãos e fazer os kibes, dando o formato e pondo numa bandeja, depois é só levar ao congelador para endurecer e se quiser depois de endurecidos por num saco p/ ficar congelados ou frita-los imediatamente.


Pode fazer os kibes desse tamanho ou menores, que rende maior quantidade no tamanho festa.