quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Talharim de Espinafre com Atum

Estava eu a pensar no que fazer, abrir a dispensa e o talharim me olhou quase que me pedindo para ir ao fogo. Não tive dúvida, tirei ele  e logo fui pondo a agua para ferver.



 
 Ingredientes:

1 embalagem de Talharim de Espinafre + 1 lata grande de Atum + 1 caixinha de creme de leite + 1/2 sachê de molho de tomate + 1 cebola média ralada  + 2 dentes de alho raladinho + 4 raminhos de coentro + 3 colheres de azeite doce  e 1 de manteiga + Sal a gosto.

Obs: O coentro dá um sabor único ao molho ( experimente)

Ponha uma panela com agua para aquecer  e quando ferver ponha o talharim e sal a seu gosto, e retire ainda al dente. Faça um refogado com o azeite a manteiga o alho a cebola raladinha, aí ponha o molho de tomate e quando estiver  fervendo já  reduzindo o molho, ponha  Atum, o creme de leite e o coentro cortadinho mexa, acerte o sal e ponha o talharim escorrido. Sirva em seguida.

 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Feijoada de Feijão Branco

Tô sempre mudando e fazendo receitas com  todos os tipos de feijão. Acho mesmo que feijão é o alimento mais completo que existe, então faço de várias maneiras, a ponto de não enjoar, pois os sabores são distintos. Dessa vez fiz ele com charque, toucinho, costela de porco salgada,  e a linguiça  de Maragojipe que uma delícia, no meu ponto de vista.
 
 
 

Ingredientes:

Lave bem 500 g. d feijão branco e ponha  de molha em água  quente durante uma hora (para que ele absorva a água,  fique macio e não fique papado)  reserve.
 
200 g. de linguiça + 200 de calabresa +  30 g. de carne dura de boi + 2 folhas de louro + 2 cebolas + 4 dentes de alhos + 1 colher sopa de colorau + 1 colher sobremesa rasa de pimenta do reino + 4 ramos de hortelã + 50 ml. de óleo para refogar as carnes. 
Dessalgue bastante 500 g. de charque + 150 de barriga salgada + 150 g.  de costela de porco. Agora leve uma panela ao fogo, esquente-a e ponha as carnes salgadas como se fosse fritar, e quando estiverem douradas ponhana também a de boi e refogue bastante, agora agregue a cebola cortadinha, o alho, hortelã, louro,  colorau, pimenta do reinoe continue refogando. Ponha agua fervente e também o feijao, tampe e deixe cozinhando até as carnes ficarem macias e o caldo grosso.    


Obs: Enquanto as carnes refoga, ponha a chaleira cheia de agua para usar no cozimento, acelera a forma de cozinhar e assim voce não perde tempo .

 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Carne de Porco Flambada

Esta carne é uma das que mais aprecio, pois cozinha rápido e fica assim uma maravilha!  E que voce pode acompanhar com um arroz, feijão, uma salada qualquer, ou um macarrão simples que seu almoço ficará muito gostoso e ainda é muito elegante para fazer bonito a um convidado que voce esteja esperando. Nada melhor do que fazer bonito a alguem que esperamos para o almoço, e esse visitante comer, repetir e ainda pedir-lhe a receita, é porque adorou o que voce serviu!

 
 
Aquí ainda estava faltando flambar e depois levar ao  forno para ficar no ponto, toda douradinha!!!!
 
 
Ingredientes:

1 e 1/2 kg. de carne de porco (aquí foi filé c/ a costela junta) + 4 dentes de alhos grandes + 1 e 1/2 colheres  rasas de sal + 2 colheres de mostarda em molho + 1 colher rasa de colorau + 1 rasa de sobremesa de pimenta/cominho do reino + 2 folhas de louro + 1 cebola ralada  no ralo +80 ml. de vinagre + 100 ml. de óleo para refogar + 1 dose de Conhaque p/ flambar >só depois de cozida.

Machuque um tempêro com o sal, alhos, colorau pimenta do reino, louro, a mostarda e cebola e ponha também o vinagre. Agora corte a carne em pedaços graúdos e ponha nesse tempêro, deixe marinar  pelo menos 1 a 2 horas. Passado esse tempo esquente a panela, ponha o óleo e quando estiver bem quente, ponha os pedaços de carne para refogar e reserve o molho do tempêro para só por quando as carnes  ficarem bem dourados e  depois acrescente esse tempêro reservado e deixe-a continuar refogando até secar. Daí por diante vá pondo água fervente aos poucos, a proporção que a panela for secando até a carne ficar macia e com pouco caldo. Agora ponha num refratario com caldo e tudo e despeje a dose de Conhaque e risque o fósforo (longe do fogão e por favor c/ cuidado e longe das crianças também). Quando o fogo se apagar leve o refratário ao forno para ficar assadinha e bem cheirosa. Depois já pode servir. " Voce vai se surpreender co o sabor dessa carne!"  
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

" Quibe de frango "

Queridas, desta vez fiz quibe de frango, pois a muito tempo não preparava esta receita que gosto tanto. Ele fica com a massa bem mácia de textura delicada. Fiz e logo fritei alguns, pois estava desejando uma cerveja preta para acompanhar degustando  este quibe. Vamos lá.



Quentinho com essa cervejinha voces nem fazem idéia......
E ainda coloque recheio de frango refogado dentro dele!


 
Com a quantidade de massa que fiz, me renderam 20 quibes de 10 centimetro.


Aquí coloquei 2 xícaras de trigo para quibe numa vasilha e depois adicionei 400 ml. de agua fervente com 1 cubo de caldo de galinha ( deixe descansar pelo menos 1 hora para inchar e ficar fofinha a farinha)


Depois da hora passada ele incha e fica assim: Gente o segredo do quibe é deixar inchar na água fervente, nada mais. É isso que ninguem ensina,  mais eu ensino e ainda mostro, pois dividir não tem preço.
Obs: Não ponham mais água que essa, senão a massa fica mole e não dá p/ enrolar ( outra coisa: das 2 xícraras, depois que incha ficam 5 xícaras, porque cresce bastante) e é suficiente para 1 peito grande de frango.
Reserve um outro pedaço de frango para fazer refogado e desfiado para por como recheio no miolo do quibe.

Aquí já inchou e está no ponto de começar a preparar.


Limpe 1 peito grande de frango e corte ao contrario do fio da carne pedaços e leve a processar até a carne ficar bem moída.


Agora já bastante processada misture mais 1 caldo de galinha em cubo ou sachê e bata mais um pouco.
Ingredientes:
2 xícaras de trigigo para quibe + 400 ml. de água fervendo + 1 peito de frango cortado em fatias finas e bem processado+ 1 cebola cortadinha bem miuda + 2 cubos de caldo de galinha (1 para por na farinha p/ inchar e 1 para bater o peito) + 1 colherinha de café de pimenta do reino + 5 talos de cebolinha verde e alguns ramos de coentro +2 colheres de azeite doce + sal pouco se necessário + óleo para fritar.
 
Como citei acima, ponha o tigo de molho c/ a água fevente e 1 cubo de cldo de galinha e quando esfriar já pode processar o frango depois adicionar mais 1 cubo de caldo de galina e por a cebola cortadinha a cebolinha verde, coentro e misturar o trigo que inchou e bater tudo junto até dá liga.
 
Depois é só melar a mão c/ um pouco de óleo  e encher uma  colher de sopa da massa pronta e por dento de cada porção um refogadinho de frango desfiado e enrolar cada quibe e depois fritar em óleo bem quente.
 
 
Obs: Gente a última parte aonde eu misturo a fainha inchada com o frango e bato tudo  não consegui tirar a foto, pois a máquina ficou com as pilhas fracas, aí eu enrolei cada quibe e fui comprar pilhas novas para fotografar depois de prontos. Prometo  quando fizer de carne ou bacalhau postarei novamente.

Outra coisa pode levar a bandeja ao freezer para congelar e quando ficarem durinhos, ponha-os num saco para congelar até 3 messes sem nenhum problema, e depois quando quizer é só tirar e fritar em óleo bem quente.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"Fruta Pão"

A fruta pão é um alimento muito saboroso e nutritivo, também bastante versátil, que podemos preparar nhoque, pães, bolos, tortas salgadas e é muito saboroso cozido  com água e pouco sal e depois por manteiga, acompanha um bom café sem precisar de mais nada.

"De origem polêmica, a fruta-pão foi introduzida no continente americano com o intuito de alimentar os escravos. Segundo algumas versões, esta fruteira seria originária principalmente das ilhas de Java e Sumatra, segundo outros pesquisadores, ela seria originária da Malásia, de onde teria sido levada para a Polinésia, e se difundida pelo mundo. Conhecida pelo nome científico de Artocarpus altilis (Park) Fosberg, ou Artocarpus incisa, denominação usada por antigos pesquisadores, a fruta-pão pertence à família das moráceas, que é a mesma da jaca." (Fonte: www. frutiferas.com.br)

 Em todas as línguas sua denominação popular é idêntica. Na Polinésia seu cultivo tem extraordinário valor, a ponto de se admitir que certas tribos não poderiam sobreviver sem tal árvore. É muito rica em hidratos de carbono, vitaminas do complexo B, ácido ascórbico (Vitamina C), cálcio, fósforo e ferro, daí se constituir na base alimentar dos povos de várias ilhas do Pacífico. Sua introdução no Brasil também se constitui numa polêmica. De acordo com uma das versões, a planta teria sido introduzida provavelmente no início do século XIX, com a vinda de D. João VI, pois a corte portuguesa foi responsável pela introdução de plantas de valor econômico no país.

Trago aquí esta fruta a fim de apresentar as amigas e amigos que não as conhece, digo prá voces é muito boa mesmo e na minha infância me lembro da minha mãe fazendo "Vatapá de fruta pão com camarões seco"  ou purê com carne seca refogada e desfiada, era maravilhoso, quero até voltar a fazer estas receitas que a mamãe nos mimava com pratos deliciosos! (Muita saudade eu tenho gente)



Aqui é só cortar cada metade em tres fatias e retirar o milo e por na panela com água e um pouquinho de sal e cozinha muito rápido, até em menor tempo que a batata e também é mais macia e saborosa.



Ela é do tamanho de um melão, essa  tinha 20 cm. de diâmetro, mas tem maiores. Também tem que consumir devez  pois se madurecer amolece e fica doce e só presta para bolo e pães.

Gente assim que eu achar na feira para comprar, farei uma bela receita prá voces verem.


 

domingo, 18 de novembro de 2012

Pão de Queijo na Assadeira

Mais uma vez fiz esse pãozinho para um café de domingo. Ele aquí em casa é muito bem vindo e sempre que falta pão no fim de semana eu ponho a mão na massa e logo todos se saciam do pãozinho de cada dia.


Ingredientes:
400 ml. de leite morno + 1 colher de sopa cheia de fermento granulado + 3/4 de xícara de açúcar + 1 colher de chá de sal + 5 colheres de sopo de manteiga + 3 ovos+ 650 g. mais ou menos de farinha de tirgo.
Eu bato no processador mesmo, mas voce pode bater na máqina de fazer pão ou na batedeira também é só por o leite, os ovos , o fermento, manteiga, açúcar, sal mistura dando alguns pulsar e agregando a farinha aos poucos e batendo e pondo mais até dá o ponto e bata mais por alguns minutos. Com a ajuda de uma espatula retire a massa ponha numa assadeira untada de manteiga e farinha e deixe descansar coberto por papel filme por pelo menos 2 horas se espera mais fica mais macio. Depois leva ao for por 30 minutos quando começar a dourar tá bom. Retire pincele com manteiga e salpique queijo ralado o quanto quiser.


Assei e cortei ele ainda estava quente, fumegando mesmo,que até a foto saiu embassada....

 
 Agradecimentos pelo selo lindo que me foi concedido das mãos da amiga Catia  de um blog encantador   http://catiahairmagazine.blogspot.com.br/ que é uma pessoa admirável, carinhosa e amiga com um blog muito charmoso . Obrigada querida Catia, guardo com muito carinho.


 
Meu blog é uma gostosura e voce é uma amiga fofa e querida....Beijinhos carinhosos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sirí de escaldado

Aquí na minha terra, costumamos fazer Sirí ou Caranguejo de escaldado (o velho pirão). E eu vos garanto que é uma verdadeira delícia. Faço com abóbora, quiabo e tudo que tenho à mão.


Gente, lave cada sirí bem lavadinho de escova. 
 
Faça um tempêro com cebola, alho, sal, coentros e refogue com azeite doce, quando estiver bem refogadinho ponha água, as verduras que quizer acompanhar e deixe cozinhar junto com os sirís até que as verduras fique macia. Depois com o caldo faça  um pirão acrescentando azeite de dendê. Prepare também um molho de pimentas malaguetas que voce vai precisar para acompanhar esse pirão gostoso!
 
 
 
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cozido de Meninico de Carneiro

Enfim esta semana fiz o tão esperado meninico, que aquí muitos me cobravam. Também comeram prá valer, agora só o proximo ano para me pedirem comidas exóticas. Como dizem eles, comeram prá laber os beiços, agora não tem mais do que reclamar.
 







Dois meninicos completos + 800 g. de charque dessalgada + 200 g. de toucinho de barriga + 300 g. de costela de porco salgada (e dessalgada) + 2 cebolas + 6 dentes de alho + pimenta do reino + colorau + 3 folhas de louro + 1 maço de cebolinha verde + 6 ramos de coentro + 4 ramos de  hortelã+ 2 colheres de sopa de extrato de tomates. Separe também várias verduras e tuberculos do seu gosto para depois agregar a panela.
Abobóra + Aipim + quiabos + giló + bananas da terra + repolho + cenouras + couve e mais o que quizer.

Comece dessalgando o charque, a costela e toucinho de barriga. Bote de molho e ainda  escalde com água bem fervendo. Pegue o meninico e trate e lave-os bem esfregabdo limão. Depois faça amarradinhos com um pedaço de cada parte do meninico. Depois machuque um tempêro com pouco sal e alho, cebola e os temperos verdes e ponha os amarradinhos dentro. Agora leve uma panela a esquentar e ponha as carnes salgadas para refogar até ficar fritinha e ponha os amarradinhos de meninico junto para refogar também até ficar bem dourados e ponha agua fervente para ir cozinhado até ficar macio. Depois de bem macio agregue cada verdura e legumes e depois de pronto retire todas as carnes e verduras e faça um pirão do caldo. Agora reze prá não comer demais!!!

 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"Um Presentinho Lindo!"

A netinha da amiga Sisi, a Fernandinha esteve aquí nesta manhã só para me trazer este presentinho muito lindo! Gente voces precisam ver que mimo é este bule acoplado a xícara. É muito lindo! Nanda, voce é mesmo uma flor querida e também é uma grande amiga e eu também a considero como neta.  Não por voce ser afilhada da minha Eva, e sim, porque és muito amorosa, educada e companheira. Olha me avise que dia voce pode vir prá passarmos o dia juntas. Será um grande prazer e me alegrará bastante. Muito obrigada pelo teu carinho, minha netinha mais "velha".
 
 
Gente  é  muito lindo mesmo! E ainda veio acompanhado de um bilhetinho muito carinhoso.
 
 
 
 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Focaccia de Queijo, Mortadela e Atum

Na tarde de ontem recebi a visita da amiga Sisi, muito simpatica e querida! Resolvi que faria uma Focaccia para a ora do lanche. Ficou muito fofinha e gostosa. Até não esperava tanto da receita assim, pois fiz na doida, pondo as coisas sem muito ordem no processador, mas para minha surpresa ficou muito boa e a Sisi adorou. Para acompanhar também fiz um Frapê de Pitanga.
 
 
 
 
A Sisi disse nunca ter experimentado suco igual. Realmente é bastante diferente e saborosíssimo!
Para o frapê, lave as frutinhas e basta retirar os caroços bater com pouca água e depois coar e volta a bater com gelo e açúcar. E saborear.
 
Aquí antes de assar:
 


 

 
 
 
 
 
 
 
 
Gente fiz desses sabores, aproveitando tudo que havia no refrigerador
.
Ingredientes
:
No processador coloquei 250 ml. de leite morno + 1 e 1/2 tlabete de fermento fresco + 1 colher (sopa) de açúcar + 1  colher  (chá) de sal + 2 colheres (sopa) de manteiga + 1 colher sopa de óleo+3 xícaras de farinha de trigo.
 
Para o recheio:
 Costumo colocar o que tem, mas desta vez pus 6 fatias de mortadela picadinha em tiras finas + 6 fatias de queijo + 1 e 1/2 xícaras de atum ralado + Uns pingados de requeijão cremoso de bisnaga.
 
Comecei a misturar na função fraca e depois fui agregando 3 xícaras de farinha, aí bati bstante. Retirei a massa do processador e pus a descansar numa bacia coberta com uma tampa até dobrar de volume, o que foi rápido porque o tempo está quente. Depois abrir a massa numa bancada povilhada de farinha, coloquei  dentro da forma, pincelei molho pronto de tomate  e arrumei o recheio em cima. Levei ao forno pré aquecido e  assou em 20 minutinhos.
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Feijoada de feijão preto"

Feijoada é um prato tipicamente Brasileiro. Comida saborosa e de ingredientes caloricos, porém de grande apreciação por quem experimenta. Fiz esta no feriado, comemos bastante e ainda sobrou uma boa porçao, que na minha casa no fim do dia dividimos tudo para 3 casas: Minha filha, e nora, na cozinha fica a maior perturbação, dizem elas que é o arrastão na casa da Nina, mas eu adoro essa gaiofada, pois sinto-me bastante feliz em ter esta relação de proximidade com eles, e sei que quando eu partir para outra vida eles jamais vão esquecer os momentos em que brincavamos na cozinha dividindo a comida, bolos e tudo que tivesse no dia. Na verdade para mim é uma grande vivência de amor com meus filhos. Mas vamos aos finalmentes, a feijoada.

 
 

Na Bahia nós colocamos as carnes em pedaços grandes para que cada um sirva-se do que gosta. Nem todos goatam de toucinho,  carnes de porco ou linguiça, então facilita pegar só o que lhe interessa.


A foto está embassada, porque da fervura da panela, retirei as carnes mas ela continua fervendo.

 

 
 Ingredientes:

1 e 1/2 kg, de fijão preto (eu escaldo ele depois de catado, para retirar um pouco da tinta dele)+ 1kg. de carne dura de boi (eu gosto de peito/ carne que fica na costela) + 200 g. de bacon + 250 g. de costela de porco + 200 g. de paio + 200 g. carne defumada + 700 g. de charque (a carne do sertão) + 150 de toucinho de barriga + 250 g. linguiça calabresa + 200 g. da linguiça de Maragojipe + 3 cebolas + 6 dentes de alho+ pimenta do reino + 1 colher (sopa) de colorau + 4 folhas de louro + 4 ramos de hortelã+ um pouco de óleo p/ refogar as carnes e temperos.

Obs: Não é necessário nenhum sal, tudo que sai das carnes é o suficiente para salgar a panela!

Começe pondo tudo salgado dê molho em bastante água, a fim de dessalgar (antes lave bem debaixo da torneira para já sair boa parte do sal). Deve também ferver água e escaldar tudo. Numa panela de bom tamanho, leve a esquentar e ponha um pouquinho de óleo para refogar as carnes que foi dessalgadas e quando estiverem fritando, ponha a carne de boi em pedaços do seu agrado, refogue bem para pegar o sabor dos salgados e aí ponha os alhos passados no ralinho, as cebolas cortadas miúdinha, o louro, o hortelã, colorau, a pimenta do reino e continue refogando tudo muito bem e agora ponha o feijão e água fervendo. A proporção que for cozinhando voce vai acrescentando água quente, até vê que já chega, aí, é só esperar o caldo ficar encorpado e gostoso é claro.     
 
 Obs: Só ponha as linguiças, paio e bacon,  quando a panela já estiver com o cozimento pela metade do tempo, para não se despedaçar.

Também lembre de quando estiver refogando as carnes por a chaleira para ferver. Eu ponho sempre duas chaleiras e quando despeje encho novamente até terminar o cozimento.

Gente, todas as pessoas que sai do Brasil para outro país, sente saudades primeiro da família e em segundo lugar vem a feijoada, pode acreditar.

domingo, 4 de novembro de 2012

"Mousse de Pitanga"

Esta fruta é das mais exoticas Brasileiras, pois é ácida e de sabor único. Fiz esta mousse a fim de mostrar as amigas Estrangeiras;  também as que moram em outros Estados e não tenham acesso em suas regiões, Por ser também uma fruta  de época, pois não florece o ano inteiro, só em setembro, outubro e novembro. Carrega bastante e é uma fruta tão pequena e tão saborosa. Ela fica muito boa em licores, roska, mousses, geleias, sorvetes, e também pode ser degusta ao natural, e com um sabor inconfundivel! Aquí, lhes apresento a mousse da fruta Pitanga, bastante refrescante e saborosa





Aquí eu coloquei para mim, duas fatias bem generosa, que sou bastante gulosa...... e ainda não haviam muitos para  partilhar comigo, só tinham mais duas pessoas, então tinha que comer sem miséria mesmo rs rs rs........
 
 
 



Aquí  eu tinha acabado de despejar, ele e passei um papel filme p/ levar ao refrigerador.
 


Aquí lhes apresento: A rainha do pomar, Dona Pitanga, dentre as miúdas a mais exuberante!


Ingredientes e preparo:

 Para preparar preciso espremer entre os dedos a pitanga para retirar os caroços (que é bem pequeno como um grão de soja)  Voce mede um prato de frutas que depois de espremido rende 2 e 1/2  xícaras das de chá. Agora bata essa polpa no liquidificador com 1 lata de leite condensado + 1 de creme de leite + 1/2 de açúcar  e 1 sachê de gelatina diluída em 50 ml. de água quente e bata tudo muito bem até emulsificar.  Despeje em um vasilhame de sua preferencia, leve para gelar até ficar com boa consistencia.

Pode servir com algum tipo de calda. Eu servi com creme de frutas vermelhas que se chama Crema  Balsamico ai Frutti di Bosco.

Obs: Como eu tenho uma grande quantidade de frutas, vou congelar para fazer uma mousse em dezembro, só não vão ficar perfeitas para enfeitar  o prato.







 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"Torta Suflê de Abobrinha e Bacalhau"

Se é coisa que gosto é esse tipo de torta para jantar acompanhada com pão de sal e um cafézinho fresquinho. Abro o pão e ponho uma boa fatia dentro, aí minhas amigas, nem me interessa que um dia o mundo vai acabar, eu só quero mesmo é comer gostoso kakakaka....sombra e água fresca que o tempo está muito quente.....Anotem aí: Amiga Josy, voce que gosta dessa malvada, pode ir servindo-se... 




Aquí está quentinha na pedra esperando esfriar, pois o pão já está me olhando e eu nem tô resistindo!!


 
Ingredientes:
1 abobrinha média laminada em metades+ 1 cebola grande+ 3 colheres de azeite doce+ 1/2 lata de milho verde (opcional) 3 ou 4 raminhos de coentro + 1 tomate maduro + 1 prato de sobremesa de bacalhau dessalgado e desfiado + 100 ml. de leite de coco +  4 Ovos batidos em neve clara e gemas juntos + 2 colheres de farinha de trigo + 1 pitada de sal + 50 g. de queijo ralado (opcional)


Cortei uma abobrinha em laminas, uma cebola miúdinha,  refoguei em tres colheres de azeite doce, acrescentei meia lata de milho verde, tres raminhos de coentro, um tomate, salteei tudo, pus o bacalhau (um pratinho de sobremesa ) 100ml. de leite de coco p/ dá um toque bahiano, deixei secar um pouco. Bati 4 ovos na batedeira clara e gema e quando ficou fofinho acrescentei 2 colheres de farinha de trigo e uma pitada de sal. Lambusei um refratario médio despejei a metade dos ovos batido, depois o refogado e agra a outra metade dos ovos, salpique com quejo ralado Canastra e levei ao forno só até cheirar e começar a dourar. Aí é só correr pró abraço....



Aqui estou refogando: É bem rápido, 5 minutinhos só para secar o leite de coco.



Pronto aquí só falta levar ao forno: Cheirou tá pronto!


 
 Gente, fica muito bom com pão de sal e nem precisa passar manteiga. Bom apetite meninas!!!