sábado, 29 de dezembro de 2012

"Aniversário da Cesa & Bolo de chocolate"

Hoje a minha cadelinha Cesa faz Um ano de traquinação e vida; eu não podia deixar passar em branco, então fiz esse bolinho para festejar. Gente e o dia parece ter sido de festa mesmo, pois chegaram vários parentes sem que eu esperasse e o dia ficou muito alegre. Vamos ao bolo:

 
 


Ingredientes:

3 ovos + 2 xícaras de açúcar +1 xícara de margarina + 2 de farinha de trigo + 1 colher de sobremesa de fermento+ 1 xícara de chocolate + 200 ml. de leite de coco + 1 colher rasa de casca de laranja ralada + 1 colher de chá de essência de rum.
Na tijela da batedeira ponha os ovos bata até ficar cremoso com o açúcar, casca ralada, depois ponha a margarina bata mais e vá colocando o leite e a farinha/chocolate alternando e misture o rum. Agora despeje na forma e leve a assar 40 minutos.
Se desejar faça um brigadeiro mole e despeje como cobertura, fica muito bom!
Eu maluca que estava, derramei a cobertura ainda raspei chocolate e pus em cima, como ainda estava quente o chocolate derreteu hehehehe....

Obs: A Cesa passou o dia muito da assanhada, parecia que sabia que era aniversariante!!!
 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

"Panetone"

Hoje trago a voces o meu panetone de Natal. Todos os anos eu faço porque não posso comer conservantes, então tenho que literalmente por a mão na massa. O trabalho que dá para se preparar um panetone caseiro, é recompensado logo que provamos o primeiro pedaço, pois é muito gostoso  e não ficamos com aquela acidez dos industrializados. Esses fiz com sabores/recheios de ameixa, passas, frutas cristalizadas e chocolate aos pedacinhos.
Com esta receita eu fiz 4 panetones, 1 de 1,750 g. que assei dentro de uma panela e 3 de 950 g . Isso tudo com 2kg. de farinha.
 
 
 
 
Esse foi o grande, pesou 1,750 g.
 
Esse aquí pesou 990 g. quase que deu 1 kg. e os outros 2 pesaram 950 g.
 
 
 
Eu estava tão atarefada  que não foi possível tirar fotos do passo a passo, mas fica aquí os danadinhos assando
 
O grande está dentro de uma panela. Fiz uma forma  c/ o fundo de caixa de sapatos e forrei toda com papel manteiga. Até que deu certo.
 
 
 
Aquí estão esfriando na área de seviço
 
Quando vê que já está ficando dourado cubra c/papel alumínio e deixe assar mais uns 15 minutos
depois retire o papel e le p/ esfriar em local fresco
 
 
Ingredientes:
 
2 Kg. de farinha de trigo ( eu so usei 1,850g.) 
 4 sachês de fermento biologico seco 
 3 xícaras de leite morno + 3 1/2 xícaras de açúcar
3 ovos e + 3 gemas
 4 colheres/sopa de leite em pó diluído em 1/2 xícara de água
200 g. de margarina + 200 g. de manteiga
 
1 colher de sobremesa/rasa de sal
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de essência de abacaxí
1 colher de sopa de casca de laranja ralada
 
Para rechear:
300 g. de passas + 300 de ameixas + 300 g. de frutas cristalizadas
250 g. de chocolate bem cortadinho aos pedaços
 
Preparo:
Numa bacia grande ponha 1 kg. da farinha de trigo e reserve.No liquidificador ponha o leite os ovos, açúcar, leite em pó, fermento,  as essências e casca de laranja e bata bem. Agora despeje a mistura na bacia no meio da farinha e acrescente a manteiga e o sal e bata vigorosamente com uma colher de pau e vá acrescentando o resto da farinha aos poucos, a medida que a massa vai encorpando até ver que está soltando das mãos. Cubra a massa e deixe descansar  1 a 2 horas até dobrar de volume. Depois ponha a massa na bancada e divida em bolas, abra com as mãos, pontas dos dedos e ponha as frutas, passas, ameixas e o chocolate se quiser e enrole como rocambole e depois dê o formato de bola, ponha dentro da caixinha e deixe crescer novamente. Cubra a assadeira que por os panetones com um saco plastico grande e leve ao refrigerador até o dia seguinte. No dia seguinte retire do refrigerador e deixe crescer mais 2 horas e asse em forno moderado. Pode depois de 20 minutos cobri-los c/ um alumínio e deixar assar mais para ficar bem assado por dentro, depois retire o aúmínio e deixe esfriar em local fresco. 
 
Obs: Esqueci de fotografar até depois de abertos, também devoraram muito rápido hehehe.......
 
 
    

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

" Aniversário de Jesus é o nosso Natal!!!

 
Gente se apróxima o Natal, o aniversário do nosso pai tão requisitado por nós todos os dias. E essa é a época de reflexão, perdão, de reribuir tudo que esse pai nos faz, com tanta generosidade, tempo de agradecer ao pai por cada conquista, cada dia vivido com saúde ou pelo pronto restabelecimento da nossa saúde ou de algum amigo ou familiar. É tempo de partilhar mais ainda, com todos que nos cercam e também com aqueles que precisam do nosso auxilio. Tempo de vivermos na mais perfeita harmonia esquecendo até mesmo dos males que muitos nos causam, deixando a vida fluir só com gratidão. Tempo de muito  Amor!  
 
Esse é o amor mais inocente do mundo...
 
 
Amigos e amigas quero desejar-lhes tudo de bom nesse mundo, um Natal de amor, alegria, fartura, partilha, muita saúde e esperanças!!!
Que o Ano Novo só lhes traga prósperidade e vitalidade para uma vida plena!
Muitos beijos e abraços carinhosos a todos/ todas...
 
É com muito carinho que vos deixo esta mensagem.
 
Feliz Natal
 
 
 

sábado, 8 de dezembro de 2012

" Pudim de Laranja & Meus Parabéns"

Hoje é meu aniversário! Passei o dia rodeada dos meus filhos, tive muitas alegrias e ganhei abraços inesquecíveis, que são os presentes mais valiosos do mundo. Abraços carinhosos de ternura, verdadeiros e de muita cumplicidade. Claro que também ganhei presentes, mais os abraços eu levo comigo para o túmulo (e são os melhores presentes).Também ganhei vários telefonemas e quero agradecer a cada um de voces que me ligaram. Gente ter amigos e pessoas que nos estimam é o que há de melhor nessa vida!
 Almoçamos fora, por isso só vou postar a sobremesa.


Ainda na forma: Gente pode fazer sem susto que fica assim maravilhoso!


Meninas, a gulosa aquí, só conseguiu comer 3 fatias porque estava muito cheia do almoço e ainda  achou pouco kakakakakakaka......só  comi a sobremesa as 16:30, antes não descia!!!
Ingredientes:
Esprema 6 a 7 laranjas e meça o suco que dê  a medida de 2 latas do leite condensado+ 8 ovos médios + 1 caixinha de creme de leite + 2 latas de leite condensado + 3 colheres bem cheias de leite em pó +2 colheres cheia de amido de milho + 4 colheres de açúcar + 1 colher de sopa de casca de laranjas ralada (escolha laranjas amarelinhas p/ ralar.
Para o caramelo: ponha 1 e 1/2 xícara de açúcar e meio limão e faça o caramelo na própria forma.
No liquidificador bata tudo  (retire a película das gemas) e despeje em uma forma de 26 de diâmetro e leve ao forno em banho-maria por 1 e 1/2 hora coberto com papel alumínio e depois retire o papel e espere assar mais uma hora. Deixe esfriar e leve para o refrigerador. É bem melhor  feito de véspera, pois você não corre o risco dele quebrar ao desenformar.
Obs:  Ferva água para por no banho-maria, acelera o cozimento / também ponha 2 fatias de limão na forma do banho-maria para não escurecer o alumínio.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

" Cuscuz de Milho com Leite de Coco"

O cuscuz de milho com leite de coco é uma delícia e é um dos alimentos mais populares aquí no Brasil. Ele também é bastante consumido salgado, acompanhado de carne do sol, linguiça e ovos mexidos, ou mesmo só com manteiga. Gente, quando faço, como até ficar lerda! Hoje fiz este cuscuz porque tive companhia para partilhar dessa maravilha!




Aquí  já está molhado de leite de coco temperado com açúcar e uma pitada de sal.



Ingredientes e preparo

Numa tijela ponha 3 xícaras de flocos de milho (próprio p/ cuscuz) e molhe com 1 xícara de água e 1 colherinha de sal, deixe descansar por uma hora para  a massa ficar fofinha.  Passado essa hora acrescente o  açúcar  e já pode por água na parte de baixo da cuscuzeira e colocar a massa para cozinhar.
 
Bata no liquidificador 1 coco seco com água quente,  tire o leite, adoce ao seu gosto e ponha uma pitada de sal.
Depois do cuscuz cozido é só fatiar e molhar com esse leite quente e deliciar-se.




 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"Bife a Rolê"

O Bife a Role apesar de simples, ele faz sucesso em qualquer mesa. Podemos acompanha-lo com um arroz e salada e o almoço já está completo. No sábado, depois que fui a feira, fiz esses bifinhos num piscar de olhos e depois comi e a preguiça falou mais alto e o sono me embalou.
 
 

Enrole cada um com um pedaço de cenoura, cebola em pétalas, bacon e cebolinha verde e feche com a ajuda de palitos.

Ingredientes:

Carne de boi (de um corte macio)  aberto em bifes + alho, sal, pimenta do reino, extrato de tomate para temperar.

Para recheiar:
Cebola, cenoura cortada em palitos, cebolinha verde e tiras de bacon

Comece abrindo a carne em bifes e depois machuque o tempêro e esfregue em todos os bifes . Depois ponha 2 tiras de cenoura, 1 de bacom, cebolinha verde e cebola em pétalas dentro e enrole e preda-o com palitos. Feito isso esquente a panela, ponha um pouco de óleo e deite os bifes e vá virando dentro da panela para selar os bifes. Quando estiverem selados e dourados, ponha um pouco de água fervente e deixe cozinhar até ficarem macios e com o caldo grosso.Eu cozinho na panela de pressão só 10 minutinhos e pronto.